QUANDO MENOS É MAIS
- Lucas Amaro
- 6 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de fev. de 2023
Já parou pra pensar se você precisa de mais espaço ou de menos coisas?

Seja todos bem vindes ao post MENOS É MAIS.
O papo começa primeiro pelo menos mesmo, vamos falar sobre minimalismo.
O que é ser uma pessoa minimalista?
Minimalista é algo ou alguém adepto daquilo que é simples e elementar, considerado um estilo de vida para indivíduos que buscam o mínimo possível de meios e recursos para viver. No entanto, este termo pode ter varias acepções, dependendo do contexto em que é utilizado.
Está frase MENOS É MAIS é de Ludwig Mies van der Rohe frase simples e poderosa que nos convida a refletir sobre o que realmente importa na nossa vida.
Não carregue o que você não precisa. Minimalismo não é jogar tudo que você tem fora. Minimalismo é viver com o necessário. Seja ponderado(a) e reflita _ tenha um pouco de autocrítica ao avaliar suas verdadeiras necessidades. Quais são as coisas que você de fato utiliza? Distingua também quais estão apenas encobrindo um vazio interior?
Porque devo praticar o minimalismo?
Primeiro vamos analisar _ você não precisa de mais espaço não é mesmo ?! O que você precisa é de menos coisas.
Sempre vamos buscar meios de nos justificarmos pelo acumulo de coisas (eu vou usar, eu estou meio gordo para usar esta roupa agora, mas irei emagrecer, justificativas que nós mesmos criamos para nos sabotar. Independente se você vive numa casa de 30 m² ou 200 m². Espaço nenhum neste mundo será capaz de preencher seu vazio.
Perceba os níveis de ansiedade que o excesso de coisas traz para sua vida e repense seus hábitos, e analise a quantidade de coisas que você vem acumulando com o passar dos anos.
Viver, viver e ser livre. Precisamos nos doutrinar a valorizar as coisas simples, momentos agradáveis, os pequenos gestos, os momentos únicos que vivemos ao lado de quem amamos, lembre-se que somos humanos e essa verdade tem o poder de reconectar-nos com os outros ao nosso redor, aquela essência que perdemos a tempos, mas que que ainda existe dentro de você. É tanta coisa para comprar que não tenho dinheiro para ter uma vida melhor “Você merece mais que apenas trabalhar e pagar contas não é mesmo?”
Vivemos em um mercado capitalista, enganados com a ideia de que trabalhar e pagar contas é a coisa mais importante da vida, que precisamos de bens e mais bens, que precisamos sempre consumir. Mas será que precisa se resumir a isso?
Uma grande maioria de pessoas vende a própria alma em troca de um salário, por necessidade, por ignorância, entrando num círculo vicioso de ansiedade e vazio interior, pois nenhum bem material preencheu aquele vazio. Pense mais um pouco… quais seriam os novos propósitos podem ser incluídos na sua rotina se você não gastasse tanto comprando coisas que você não precisa. Já analisou quais cômodos da sua casa e móveis você realmente usa ? Você usa sempre a mesa de estar ? Não pode ser substituída por um balção ? Você vive só e tem muitos móveis, cadernos de infância? Você realmente precisa destes itens? Preciso de 30 bolsas, 80 sapatos? Pense “Menos tempo gerenciando sua vida significa mais tempo engajado com sua vida.” Frase dita pela escritora _ Erica Layne
Simplificar é a chave, a vida também diz respeito a redirecionar seu tempo, antes ocupado com excesso de consumo e preocupações materiais. Quando se vive com menos, acaba sobrando mais tempo para engajar em propósitos que estão mais alinhados com seus objetivos e metas de vida. Ser minimalista é valorizar o ser, acima do ter. É reconhecer que estamos na mesma jornada em busca de mais consciência, equilíbrio e felicidade. É compreender que coisas materiais não preenchem o vazio de um coração partido e que na simplicidade nos reconectamos com valores reais capazes de promover a verdadeira felicidade.
É isso espero que tenha gostado, fico por aqui, uma forte abraço e muita alegria em sua vida!
Liberte-se do apego.
Comments